Projeto Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil

Realizado entre 2022 e 2023, o Projeto Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil foi uma iniciativa de formação cidadã que uniu tecnologia, comunicação e participação social. Por meio da Cultura Maker, adolescentes e jovens de 12 a 22 anos participaram de cursos de Edição de Áudio e Vídeo, Jornalismo e Língua Portuguesa, fortalecendo habilidades criativas e ampliando seu olhar crítico sobre o mundo digital e o papel da juventude na sociedade.

O projeto teve como principal objetivo fomentar o protagonismo juvenil e a participação ativa na vida cidadã, estimulando os jovens a se tornarem multiplicadores da Cultura Maker e protagonistas digitais capazes de pensar, criar e compartilhar conhecimento com autonomia e consciência social.

A iniciativa foi realizada em rede por cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) localizadas em diferentes bairros de Camaçari (BA), com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e financiamento do Ministério Público do Trabalho (MPT).
As instituições executoras foram:

  • Associação Paulo Tonucci (APITO) – celebrante contratual e executante, representada por Delia Boninsegna;

  • Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso, representada por Cristina Rebouças da Paixão;

  • Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, representado por Maria Alves de Siqueira;

  • ACEBA – Associação Comunitária Estiva Buris de Abrantes, representada por Marilene Senhorinha da Costa;

  • ASPAMPAFA – Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências, representada por Edvaldo Barbosa de Jesus.

Implementado em setembro de 2022, o projeto teve início com a contratação e formação das equipes técnicas, compostas por coordenadores, mobilizadores e educadores sociais nas áreas de Língua Portuguesa, Jornalismo e Edição de Áudio e Vídeo. A partir daí, foram construídos coletivamente o currículo programático, os temas transversais e as metodologias pedagógicas que nortearam todo o processo formativo.

Graças à flexibilidade e ao trabalho colaborativo das OSCs, foi possível ampliar o período de atendimento, incluir ações complementares e aprofundar os debates sobre cidadania, direitos humanos e mundo digital. Entre as atividades de destaque estão:

  • Roda de conversa “Juventudes, Cidadania e o Mundo Virtual do Trabalho: Desafios e Oportunidades”, realizada no Teatro Alberto Martins, com a presença de nomes como a jornalista Luana Assiz (Rede Bahia), a psicanalista Janine Brandão (Portugal) e o ator e dramaturgo Aldri Anunciação;

  • Produção de um jornal impresso com reportagens e reflexões dos próprios jovens;

  • Formação pedagógica das equipes, que ampliou as trocas entre educadores e fortalecedores da rede.

Além dos resultados pedagógicos e culturais, o projeto também alcançou excelente desempenho financeiro, obtendo um acréscimo de 5,55% sobre o valor inicial investido, graças à gestão responsável dos recursos.

O Cidadania Digital e Protagonismo Juvenil deixou como legado o fortalecimento das juventudes de Camaçari, que passaram a compreender o universo digital como espaço de expressão, aprendizado e transformação social. O projeto também reafirmou a importância da atuação em rede das OSCs, da educação como instrumento de emancipação e da juventude como protagonista de um futuro mais justo, criativo e participativo.

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