Apito - Associação Paulo Tonucci Menu

 

cima_paulo.gif
estrutura.gif
menu.gif
 

Quem foi Paulo Tununcci

Padre Paulo Tonucci, nasceu no dia 04 de maio de 1939, em Fano, região leste da Itália e viveu 29 anos no Brasil. Enquanto viveu, entregou-se aos mais pobres, aos desfavorecidos e aos perseguidos com muita dedicação. Concentrou sua atenção à educação libertadora, acreditando que ela tem como principal tarefa contribuir para o crescimento integral do ser humano, tornando-o protagonista de sua história.

Em Salvador, no bairro de Fazenda Grande, onde atuou antes de chegar a Camaçari, Pe. Paulo Tonucci fundou a Escola Profissionalizante Primeiro de Maio, onde os jovens do bairro e adjacências não só se qualificavam, como refletiam sobre o uso e a exploração da força do trabalho no país. Era sensível também para com os iletrados, considerava a conquista da leitura e da escrita como instrumentos poderosos para a emancipação dos socialmente excluídos. A inquietação e indignação de Paulo levou-o a se empenhar na criação da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador, onde se destacou pela sua coragem em defesa dos direitos humanos.

Em Camaçari, auxiliado por Delia Boninsegna, missionária leiga de origem italiana naturalizada brasileira, residente no Brasil desde 1971, atuavam juntos em várias pastorais, como as Comunidades Eclesiais de Bases - CEBs, catequese, Pastoral da Criança, dentre outras, apoiando iniciativas da sociedade civil e movimentos populares e realizando um trabalho importante com a população dos bairros da periféricos de Camaçari.

 

Copyright - © Associação Paulo Tonucci 2005 - Todos os direitos reservados - Website desenvolvido por sergiius