Apito - Associação Paulo Tonucci Menu

 

cima_fami.gif
estrutura.gif
menu.gif
 

Fami-Apito
Programa de acompanhamento às famílias de baixa renda


O aprofundamento da crise social, a partir do crescimento dos índices de desemprego, tem como resultado direto a fome e a pobreza, implicando no aumento da violência que invade todos os espaços de convivência familiar e comunitária. É necessário investir na inversão desse quadro. Para tanto, o FAMI-APITO desenvolve um trabalho sócio-educativo com as famílias das crianças e adolescentes acompanhados nos espaços educativos da APITO. A equipe compreende que a educação para a cidadania deve ser extensiva as famílias, que são responsáveis diretas pela educação permanente de crianças e adolescentes. Esse trabalho compreende duas linhas de ação:


1ª) Formação e acompanhamento ao grupo de agentes voluntárias do FAMI-APITO – 60 mulheres, através de encontros mensais, retiros, atividades de lazer, propiciando-lhes reflexões sobre o seu cotidiano, do seu papel enquanto cidadãs, no contexto da comunidade local e da sociedade e seu poder de intervir na mudança da realidade, com vistas à busca da autonomia, além de contribuir para a otimização e a qualidade do trabalho com às famílias por elas acompanhadas.

2º) Apoio sócio-educativo-financeiro às famílias atendidas pelo FAMI-APITO (400), através de visitas e reuniões mensais, que tem como eixo central atividades que propiciem a compreensão sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãs, no sentido de irem à luta para conquistarem um mundo com mais beleza, justiça e solidariedade. As famílias beneficiadas devem manter crianças e adolescentes em idade escolar nas redes de ensino, manter em dia o cartão de vacina, participar dos programas de pré-natal, da Pastoral da criança, de cursos profissionalizantes e de alfabetização, etc.

 

Copyright - © Associação Paulo Tonucci 2005 - Todos os direitos reservados - Website desenvolvido por sergiius