Apito - Associação Paulo Tonucci Menu

 

cima_eco.gif
estrutura.gif
menu.gif
 

Eco-Apito
Programa Integrativo e Complementar do Ensino Fundamental


O Espaço Criança e as oficinas Educativas foram concebidas como espaços pedagógicos onde cada educando é considerado sujeito do processo de aprendizagem. As ações educativas desenvolvidas buscam estimular em cada criança e adolescente o seu poder criativo, possibilitando o debate, o questionamento, a formação crítica e transformadora frente aos diversos temas que fazem parte do seu cotidiano. A linha de ação desses espaços educativos tem como eixo a complementação pedagógica e oficinas de arte e cultura com vistas a educação para a cidadania, que leve a criança e o adolescente a pensar, expor suas idéias, desejos, sonhos, dúvidas e a refletir sobre si mesma, sobre suas responsabilidades e seu papel social.

As atividades são pensadas, planejadas e aplicadas com o intuito de possibilitar o desenvolvimento da sociabilidade, das competências e habilidades lingüísticas, matemáticas, artísticas, manuais, musicais e corporais, tendo como princípios norteadores, o diálogo, a participação ativa e responsável, a integração, a reflexão, a experiência, a aprendizagem significativa e a valorização constante das experiências acumuladas pelos alunos. As oficinas de artes também fazem parte da estrutura metodológica da proposta, são espaços ricos de construção coletiva de saberes, de análise da realidade, de intercâmbio de experiências e da prática cidadã. O trabalho com artes contribui para a desinibição, a auto-expressão e a revelação de potencialidades, espontaneidade e talentos. Em virtude das dificuldades de espaço físico, o projeto desenvolve atualmente duas oficinas:


Canto-Coral: proporcionar às crianças e adolescentes o conhecimento de diversos instrumentos, sons, estilos musicais de sua região e de outros lugares e de compositores clássicos e populares, ler e escrever músicas, aprender a se deleitar com a música, ampliar a capacidade de cantar em grupo obedecendo a arranjos musicais, exercitando a educação do ouvido e da voz.

Dança Afro: resgatar e vivenciar valores da cultural afro brasileira, através da dança regional, circulares sagradas e outros elementos da cultura popular, profissionalizando e construindo a auto-estima.

 

Copyright - © Associação Paulo Tonucci 2005 - Todos os direitos reservados - Website desenvolvido por sergiius