Apito - Associação Paulo Tonucci Menu

 

cima_geral.gif
estrutura.gif
menu.gif
 

Programa

A revolução educacional haverá, portanto, de começar com a revolução das mentes que deverão abrir-se para uma realidade que se escancara dolorosamente, à nossa frente e que só não é vista por aqueles que se fazem de avestruzes (colocando suas cabeças na areia): ou nos transformamos e transformamos a sociedade ou não haverá futuro para ninguém.


Maria Luiza Silveira Teles.

Há um novo mundo surgindo. Mudanças tecnológicas, políticas, culturais e econômicas transformam a vida concomitantemente, produzem um batalhão de excluídos. Cresce em muitas pessoas o desejo de participar, contribuindo para um mundo novo movido por critérios que coloquem a pessoa no centro do desenvolvimento. As mudanças exigem uma atualização da educação, privilegiando o aprender a ser, o aprender a aprender, a ter acesso ao saber acumulado, sabendo o que fazer com ele, o aprender a conviver em solidariedade. Não se trata tanto de aprender coisas, mas de saber viver bem em qualquer realidade. O acesso ao conhecimento, o resgate do belo, da verdade, do bem, a valorização da pessoa humana podem determinar significativamente a manutenção ou a transformação desta sociedade.

A educação e a arte em sua amplitude fazem parte das bandeiras principais da APITO, pela sua importância na formação integral do ser humano, seja no âmbito da convivência comunitária, da cidadania, do respeito às diferenças raciais, religiosas, de sexo, como também no trabalho de resgate da dignidade da mulher, que vem conquistando seu espaço na sociedade enquanto sujeito histórico, condição indispensável para aquisição de conhecimentos e competências, tão necessários como garantia de sobrevivência neste mundo.

Os programas sócio-educativos da APITO estão voltados para mulheres, jovens e crianças marginalizadas, marcadas por um contexto social de desigualdades, promovendo o desenvolvimento da cidadania plena, reconhecendo a importância do investimento no seu potencial como garantia de sua sobrevivência, inserção na sociedade e sua felicidade. A educação desenvolvida pela APITO não tem caráter assistencialista. Dentre seus principais objetivos estão a promoção de libertações, de emancipações e o compromisso com a construção de um espaço amplo de crescimento, sintonizada com a produção social do conhecimento.

Em Camaçari, a situação da infância não é diferente das demais áreas industriais do país. Muitas crianças da classe popular se encontram em situação de risco social e pessoal. Muitos talentos estão hoje, vagando nas ruas, esmolando dinheiro, comida, carinho, se refugiando nas drogas para suportar a dor da indiferença e da omissão da sociedade, ou ainda vivendo em ambientes violentos, trancadas em barracos enquanto suas mães travam uma verdadeira batalha para dar-lhes alimento. Diante dessa realidade, a criança é o centro da ação da Associação Paulo Tonucci, tendo por meta ajudar cada uma a se desenvolver plenamente, a experimentar a felicidade, o respeito, a abundância, mesmo que seu contexto de vida seja obscuro. A APITO é um espaço onde ela pode ser ela mesma e aprender que a vida pode ser diferente.

 

Copyright - © Associação Paulo Tonucci 2005 - Todos os direitos reservados - Website desenvolvido por sergiius